quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural - Edital Nº. 12/2013
A Secretaria de Articulação Institucional/SAI do MINC, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão/PROEX da Universidade Federal do Pará/UFPA, com o intuito dearticular o programa de formação em gestão cultural, ofertará o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural, tem por objetivos:
- Promover a formação de gestores, conselheiros e agentes culturais com vistas à implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura no Estado do Pará;
- Desenvolver competências e habilidades para gestão de políticas, programas e projetos que valorizem as culturas locais e regionais doEstado;
- Possibilitar a integração entre MINC e UFPA, por meio de atividades de extensão e formação, contribuindo para o desenvolvimento cultural em bases sustentáveis.
A política nacional e local de cultura, tem como meta estabelecer uma nova relação do estado com a cultura e com a sociedade, valorizando a produção cultural no Estado. Dessa forma, a UFPA, em parceria com o Minc, contribuirá para o início de um processo de construção de políticas na área da cultura.
              Nessa linha de considerações, a UFPA e o Minc buscaatender demanda emergente de formação dos agentes culturais paraenses, articulando uma parceria interinstitucional na realização do Curso de Extensão a Aperfeiçoamento em Gestão Cultural, possibilitando a integração entre MINC e UFPA por meio de atividades de extensão e formação, contribuindo para o desenvolvimento cultural em bases sustentáveis.
  Considerando que, de acordo com o Mincque os municípios que iniciaram sua adesão ao SNC, até 31/05/2013, serão contemplados com uma vaga e os municípios com mais de 100 mil habitantes com duasatingindo as 12 regiões de integração, éfundamental que a formação oferecida considere as necessidades de conhecimentos que implica a participação no SNC e a construção e operacionalização dos sistemas municipais.
            O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária que corresponde a 200h de atividades, integrando atividades a distância e presenciais. O percurso formativo e o desenho curricular correspondem ao formato modular em que os conteúdos se integram, articulados por três eixos temáticos e contemplam dimensões conceituais e práticas.
            Eixo I - Políticas públicas de cultura;
Eixo II - Diversidade cultural e desenvolvimento sustentável;
            Eixo III- Gestão Cultural.
            A ação formativa proposta será desencadeada por um grupo de formadores com extensa atuação em pesquisa, ensino e extensão e, igualmente atuantes no campo cultural, sendo que os cursistas do curso deverão propor projetos de intervenção na realidade cultural local. Confira o Edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário