quarta-feira, 21 de agosto de 2013

1º de Maio, Política & Poder: A Mídia em debate no Brasil

Por Wellington Lucas


Quase todos os jornais e sites nacionais de notícias no Brasil dão conta neste primeiro de Maio de 2013 que há uma silenciosa mas gigantesca mobilização popular em favor de um projeto nacional de regulamentação da Mídia no Brasil. A julgar pelas mudanças que a proposta abrange e propõe, não há dúvida que caso seja encaminhada e aprovada pelo Congresso Nacional, esta proposta de projeto de lei (a partir de iniciativa popular), promoverá profundas mudanças no cenário político, econômico, social e familiar no Brasil, isto porque pelas bandeiras de seus defensores “os donos dos meios de comunicação no Brasil” passariam a ser responsáveis pela ação deliberada de destruição de valores e princípios sociais conquistados historicamente pela sociedade brasileira.

Ainda segundo seus defensores, os representantes de minorias da sociedade civil organizada passariam a ter “vez e voz” na sociedade a partir do uso de critérios de concessão pública de funcionamento de TV´s, por exemplo, mais sociais, ou seja, menos "políticos" conforme vem ocorrendo há décadas, desde o período da ditadura militar.

Afirmam que tem crescido uma consciência nos movimentos sociais,  políticos, nas centrais sindicais e na sociedade sobre a importância de se democratizar os meios de comunicação”. A cada dia que passa, a sociedade se sente menos representada nos meios de comunicação tradicionais, especialmente os meios de comunicação de massa, como as redes de televisões e as rádios, e passe a elevar o nível de crítica e consciência a respeito da necessidade de se democratizar.

A proposta de lei está sendo encabeçada principalmente pelo Fórum Nacional de Democratização da Comunicação – FNDC, o qual agrega as mais diversas entidades nacionais e regionais em prol de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário