domingo, 22 de maio de 2016

Conselho Universitário da UFPA aprova regras para eleição de novo reitor neste ano 2016

Após quase oito horas de debates, os 71 docentes, técnicos e discentes do Conselho Superior da Universidade Federal do Pará (CONSUN/UFPA) aprovaram o regimento e a formação da comissão eleitoral para o processo de sucessão para a Reitoria da Instituição. A medida dá início oficial à disputa pelos cargos de reitor e vice-reitor da Federal do Pará para os próximos quatro anos, ou seja, de 2016 a 2020.

No encontro realizado no Auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da UFPA (Sege), das 9h as 17h30, foram definidas as regras que regem o processo de sucessão, a forma de seleção dos integrantes da comissão eleitoral e o tipo de consulta à comunidade acadêmica, já marcada para o próximo dia 29 de junho.
Novidades - Entre as novidades para o processo deste ano estão à indicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para os cinco nomes de universitários que representarão a categoria na comissão eleitoral, que antes eram indicados pelo Consun; e o uso, pela primeira vez, de cédulas com cores distintas para a votação de técnicos, docentes e discentes na consulta à comunidade, o que deve facilitar a fiscalização e contagem dos votos.
Debates - Os pontos mais polêmicos debatidos pelos conselheiros foram a probabilidade de voto de aposentados e voluntários que atuam na UFPA (rejeitado pela plenária), a propaganda eleitoral dos pré-candidatos à Reitoria (restrita às ações que não causem danos ao patrimônio da Universidade) e o financiamento de viagens dos candidatos aos 12 campi para realização de debates (que serão custeados pelas chapas).

A definição do tipo de consulta à comunidade acadêmica foi o momento mais exaltado da reunião. As representações e sindicatos de técnicos e docentes e, especialmente, dos estudantes, pediram a troca do voto paritário pelo universal nas próximas eleições. Mas a maioria dos conselheiros optou por manter o voto paritário e defendeu que cada categoria tenha o mesmo peso na soma dos votos.
Comissão – Na reunião também foi nomeada a comissão eleitoral que, agora, coordenará o processo de sucessão para reitor e vice-reitor da UFPA. O grupo é formado pelos discentes Marcelo Silva, Felipe Bandeira e Leonardo Reis; pelos técnicos Angela Santos, Guilherme Dergan e Leonel Costa; e pelos docentes Jane Beltrão, Alberto Damasceno e Hamilton Oliveira. São suplentes da comissão os universitários José Everton Araújo e Marilene Pereira; dos técnicos Geraldo Castro e Gabriel Oliveira; e dos professores Carlos Henrique Almeida e Armando Chermont.
As decisões do Consun ainda serão homologadas em uma nova reunião e, em seguida, o reitor interino da UFPA, Horacio Schneider, irá convocar a comissão eleitoral para iniciar os trabalhos de preparação para a consulta à comunidade universitária no dia 29 de junho.


A consulta à comunidade no final do mês que vêm deve garantir que os trâmites para a nomeação do novo reitor pela presidência da república ocorram no prazo de 60 dias, previsto na legislação no caso de vacância da Reitoria. Na UFPA, o prazo começou a ser contabilizado no dia 17 de maio, quando o reitor Carlos Maneschy renunciou ao cargo.
Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA. Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário