sexta-feira, 19 de setembro de 2014

“II Seminário 1964 - 50 anos depois” será no próximo dia 22 na UFPA


O Gabinete da Reitoria e a Comissão “César Leite” de Memória e Verdade da Universidade Federal do Pará (UFPA) promovem o “II Seminário 1964 - 50 anos depois”, que será realizado no dia 22 de setembro, no Centro de Convenções Benedito Nunes, Campus Básico da UFPA. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Seminário até o dia do evento, que é aberto ao público em geral. Os participantes terão direito a certificado.

A abertura do evento ocorre a partir das 14h30 e a programação contará com duas mesas-redondas, apresentação de depoimentos do repositório da Assessoria de Educação a Distância (AEDI/UFPA) e haverá, também, o lançamento de cinco minidocumentários pertencentes ao Projeto de Pesquisa “Anos de Chumbo e a UFPA”. O encerramento será feito pela presidente da Comissão da Verdade da UFPA, professora doutora Edilza Fontes, e pelo reitor da Universidade, Carlos Maneschy.

Mesas-Redondas – A mesa de abertura tem como tema “Relatos dos trabalhos e perspectivas das Comissões instaladas no Estado do Pará”, que contará com a presença de representantes da Comissão “César Leite” da UFPA, Comissão Verdade Pará, Comissão Camponesa Estadual e Clínica dos Direitos Humanos da Amazônia.  A partir das 15h30, a Mesa-Redonda “Memórias da Ditadura” contará com a presença dos professores aposentados compulsoriamente pela UFPA, no ano de 1969, Camilo Montenegro Duarte e Orlando Sampaio Silva e do ativista da Ação Libertadora Nacional (ALN), Flávio Leão de Salles.

Anos de Chumbo e a UFPA – Após as mesas-redondas, ocorrerá a exibição de documentários sobre os governos militares no Pará, intitulados “Anos de Chumbo e a UFPA”, com duração de cinco minutos cada um. Os temas de cada documentário, em ordem de apresentação, são: “Memórias de 1964”, “1968: A utopia de uma paixão”, “Censura e tortura no período militar”, “Redemocratização” e “Traumas e perdas no período militar”.

Instrumentos pedagógicos – “Estes documentários são instrumentos pedagógicos com base nos depoimentos de professores, estudantes e servidores de três gerações: de 1964,1968 e a da redemocratização. Os documentários fazem parte de um banco público digital que surgiu de minha pesquisa e auxiliam os pesquisadores a terem outras leituras, sendo um meio para divulgar o que foi a Ditadura Militar, qual foi a repercussão dela e o que trouxe de trauma”, explicou a professora doutora Edilza Fontes. Acesse aqui os relatos dos perseguidos na UFPA pelo Regime Militar de 1964.

César Leite - A Comissão da Verdade da UFPA tem por objetivo investigar e localizar os processos de quebra dos direitos humanos e constrangimentos ocorridos no período entre 1964 e 1985, lutando contra a ocultação dos ocorridos nesse período de 21 anos no âmbito da UFPA. O nome da comissão homenageia o estudante de Matemática da UFPA, César Moraes Leite, morto em 1980, aos 19 anos, durante aula na Sala 2 do Bloco F, Campus Básico da Universidade.

Serviço
II Seminário 1964 – 50 anos depois
Data: 22 de setembro de 2014
Horário: 14h30
Local: Centro de Convenções Benedito Nunes, Campus Básico UFPA
Inscrições: São gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento, em link no site do Seminário. Outras informações: Pelo (91) 3201-8749 ou no site do evento.
Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário