Publicação online do IPHAN consolida diretrizes da Educação Patrimonial no Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançou no dia 10 de janeiro, a publicação Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos.
A expectativa é que a publicação seja um marco institucional que
referencie as ações e experiências no âmbito da Educação Patrimonial, de
forma a articular de maneira participativa as unidades do IPHAN, outras
instâncias governamentais e a sociedade civil como agentes de uma
política com abrangência nacional.
Produzido pela Coordenação de Educação
Patrimonial (Ceduc) do Departamento de Articulação e Fomento
(DAF/IPHAN), a publicação é resultado de um percurso amplo de debates,
pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas voltadas
à preservação do Patrimônio Cultural, dentro e fora do IPHAN. Seu
conteúdo consolida as atuais diretrizes conceituais e macroprocessos
institucionais com os quais o IPHAN tem atuado. O trabalho marca o
esforço em constituir o campo da Educação Patrimonial como uma área
finalística, de caráter transversal e dialógico, dedicada à promoção,
coordenação, integração e avaliação da implementação de programas e
projetos educativos no âmbito da Política Nacional do Patrimônio
Cultural.
Dividido em três partes, o livro Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos
descreve, em primeiro lugar, a trajetória histórica de ações educativas
dentro do IPHAN, destacando documentos, iniciativas e projetos
utilizados como estratégia de proteção e preservação do patrimônio sob
sua responsabilidade. Em seguida, volta-se para a descrição dos
fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área. Por fim
apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela
Ceduc: inserção do tema patrimônio cultural na educação formal; gestão
compartilhada das ações educativas; e a instituição de marcos
programáticos no campo das ações de Educação Patrimonial.
O Livro está diponível aqui.
Fonte: Site Iphan
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